A Fundação Cultural de Areias está localizada à Rua XV de novembro, s/n, Centro, CEP: 12.820-000, telefone (12)3107-1540.
O prédio foi erguido em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores em seu andar superior e a cadeia no térreo. Antes de ser restaurado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), parte deste prédio estava destruída, duas sacadas do lado esquerdo na parte de traz haviam desabado e também o telhado, devido à falta de manutenção.
Na parte térrea as paredes são 3 metros em pedra (o restante da construção é em taipa) e depois da reforma foi revestida com uma camada de cimento.
Este prédio foi lugar de trabalho do escritor Monteiro Lobato enquanto promotor público na então Comarca de Areias, entre 1907 e 1911.
Até 1996, este prédio era usado pelo Centro Comunitário de Secretária da Promoção Social. Também foi escola primária.
Depois de restaurado entre outubro de 2000 a julho de 2001, abriga a Fundação Cultural de Areias na parte térrea, junto à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. No andar superior existe um espaço para exposições temporárias e o Arquivo Municipal.
Seu acervo vai desde móveis antigos, utensílios de cozinha, objetos das revoluções, aparelhos de dentistas e barbeiros usados antigamente, entre outros. Já entre seus documentos importantes há jornais da época áurea do café, inventários, fotogravuras da revolução de 1932, livros datados desde 1700, cartas e livros de Monteiro Lobato, etc.
Na biblioteca há livros de conhecimentos gerais, enciclopédias, literatura brasileira, estrangeira e infanto juvenil, livros didáticos, e toda linha infantil do Sitio do Pica Pau Amarelo, e livros como Negrinha e Cidades Mortas, ambos de Monteiro Lobato.
O local está aberto ao público de segunda à sexta, das 9:00 ás 11:30, e das 13:00 ás 16:00.
É possível fazer visitas monitoradas, desde que agendado antecipadamente.
O prédio possui boa iluminação, segurança, sinalização, instalações sanitárias, informações e local para exposições. A entrada é gratuita.
Em seu jardim há estatuas de madeira retratando os personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo, e outra de cimento retratando a luta dos escravos.
O atrativo é protegido por Lei Orgânica Municipal, artigo 185, III, que prevê a proteção do patrimônio e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT).
Rua XV de novembro, s/n, Centro, CEP: 12.820-000 - Areias - São Paulo
Sempre aberto (Área externa)